Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada / Liturgia (Baptismo, Casamento, Eucaristia) / Baptismo / Ritual da Celebração do Baptismo de uma criança

Ritual da Celebração do Baptismo de uma criança

Retirado do sítio do Secretariado Diocesano de Pastoral Litúrgica de Viseu (www.sdplviseu.web.pt)
DIÁLOGO COM OS PAIS E PADRINHOS

Celebrante: Que nome escolhestes para o vosso filho?
Pais: (dizem o nome do filho)
Celebrante: Que pedis à Igreja de Deus para (nome da criança)?
Pais: O Baptismo
Celebrante: Caríssimos pais: Pedistes o Baptismo para o vosso filho. Deveis educá-lo na fé, para que, observando os mandamentos, ame a Deus e ao próximo, como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumis?
Pais: Sim, estamos.
Celebante: E vós, padrinhos, estais decididos a ajudar os pais desta criança nesta sua missão?
Padrinhos: Sim, estamos.
Celebrante: (Nome da criança): É com muita alegria que a comunidade cristã te recebe. Em seu nome, eu te assinalo com o sinal da cruz, e, depois de mim, os teus pais vão também assinalar-te com o mesmo sinal de Cristo Salvador.

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

Leitor: Leitura da Profecia de Ezequiel (Ez 36, 24-28)

A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: "Filho do homem, diz à casa de Israel: Assim fala o Senhor Deus: Eu vos retirarei de entre as nações e vos reunirei de todos os países para vos restabelecer na vossa terra. Derramarei sobre vós água pura e ficareis limpos de todos os falsos deuses. Dar-vos-ei um coração novo e infundirei em vós um espírito novo. Arrancarei do vosso peito o coração de pedra e dar-vos-ei um coração de carne. Indundirei em vós o meu espírito e farei que vivais segundo os meus preceitos, que observeis e ponhais em prática as minhas leis. Habitareis na terra que dei a vossos pais; sereis o meu povo e Eu serei o vosso Deus".

Palavra do Senhor

Todos: Graças a Deus.

Cantor ou Leitor: O Senhor é meu pastor: nada me faltará. (Salmo 22(23), 1-3a.3b-4.5.6)

O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados,
conduz-me às águas refrescantes
e reconforta a minha alma.

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome.
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos,
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo:
o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança.

Para mim preparais a mesa
à vista dos meus adversários;
com óleo me perfumais a cabeça
e meu cálice transborda.

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me
todos os dias da minha vida,
e habitarei na casa do Senhor
para todo o sempre.

Cantor ou Leitor: Aleluia. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito; quem acredita n'Ele tem a vida eterna. Aleluia.

Celebrante: O Senhor esteja convosco.

Todos: Ele está no meio de nós.

Celebrante: Leitura do santo Evangelho segundo São Mateus (Mt 1,9-11)

Todos: Glória a Vós, Senhor.

Celebrante: Naquele tempo, Jesus aproximou-Se dos seus discípulos e disse-lhes: "Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos".

Palavra da salvação.

Todos: Glória a Vós, Senhor.

ORAÇÃO DOS FIÉIS

Celebrante: Irmãos caríssimos: Invoquemos a misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo para esta criança, que vai receber a graça do Baptismo, e também para seus pais e padrinhos e para todos os baptizados.

Leitor: Pelo mistério da vossa morte e ressurreição, fazei renascer esta criança nas águas do Baptismo e agregai-a à santa Igreja.

Todos: Ouvi-nos, Senhor.

Leitor: Pelo Baptismo e Confirmação, fazei dela discípulo fiel e testemunha do vosso Evangelho.

Todos: Ouvi-nos, Senhor.

Leitor: Pela santidade de vida, levai-a às alegrias eternas.

Todos: Ouvi-nos, Senhor.

Leitor: Fazei dos seus pais e padrinhos, exemplo claro de fé para esta criança.

Todos: Ouvi-nos, Senhor.

Leitor: Guardai para sempre no vosso amor a família desta criança.

Todos: Ouvi-nos, Senhor.

Leitor: Renovai em todos nós a graça do Bptismo.

Todos: Ouvi-nos, Senhor.

INVOCAÇÃO DOS SANTOS

Celebrante: Santa Maria, Mãe de Deus,

Todos: Rogai por nós.

Celebrante: São João Baptista,

Todos: Rogai por nós.

Celebrante: São José,

Todos: Rogai por nós.

Celebrante: São Pedro e São Paulo,

Todos: Rogai por nós.

Celebrante: Todos os Santos e Santas de Deus,

Todos: Rogai por nós.

ORAÇÃO DE EXORCISMO E UNÇÃO PRÉ-BAPTISMAL

Celebrante: Deus todo-poderoso e eterno, que enviastes ao mundo o vosso Filho para expulsar de nós o poder de Satanás, espírito do mal, e transferir o homem, arrebatado às trevas, para o reino admirável da vossa luz, humildemente Vos pedimos que esta criança, libertada da mancha original, se torne morada do Espírito Santo e templo da vosa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amen.

Celebrante: O poder de Cristo Salvador te fortaleça. Em sinal desse poder te fazemos esta unção, em nome do mesmo Cristo nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos.

Todos: Amen.

(O celebrante unge a criança no peito, com óleo dos catecúmenos.)

CELEBRAÇÃO DO BAPTISMO

MONIÇÃO

Celebrante: Oremos, irmãos caríssimos, para que o Senhor Deus todo-poderoso conceda a esta criança a vida nova pela água e pelo Espírito Santo.

BÊNÇÃO E INVOCAÇÃO DE DEUS SOBRE A ÁGUA

Celebrante: Senhor nosso Deus: Pelo vosso poder invisível, realizais amaravilhas nos vossos sacramentos. Ao longo dos tempos preparastes a água para manifestar a graça do Baptismo.
Logo no princípio do mundo, o vosso Espírito pairava sobre as águas, prefigurando o seu poder de santificar.
Nas águas do dilúvio destes uma imagem do Baptismo, sacramento da vida nova, porque as águas significam ao mesmo tempo o fim do pecado e o princípio da santidade.
Aos filhos de Abraão fizestes atravessar a pé enxuto o Mar Vermelho, para que esse povo, liberto da escravidão, fosse a imagem do povo santo dos baptizados.
O vosso Filho Jesus Cristo, ao ser baptizado por João Baptista nas águas do Jordão, recebeu a unção do Espírito Santo; suspenso na cruz, do seu lado aberto fez brotar sangue e água e, depois de ressuscitado, ordenou aos seus discípulos: "Ide e ensinai todos os povos e baptizai-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo."
Olhai agora, Senhor, para a vossa Igreja e dignai-Vos abrir para ela a fonte do Baptismo. Receba esta água, pelo Espírito Santo, a graça do vosso Filho Unigénito, para que o homem, criado à vossa imagem, no sacramento do Baptismo, seja purificado das velhas impurezas e ressuscite homem novo pela água e pelo Espírito Santo.
(O celebrante toca na água  com a mão direita e continua:)
Desça sobre esta água, Senhor, por vosso Filho, a virtude do Espírito Santo, para que todos, sepultados com Cristo na sua morte pelo Baptismo, com Ele ressuscitem para a vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Todos: Amen.

RENUNCIAÇÃO E PROFISSÃO DE FÉ

Celebrante: Caríssimos pais e padrinhos: No sacramento do Baptismo, a criança por vós a presentada vai receber do amor de Deus uma vida nova, pela água e pelo Espírito Santo. Procurai educá-la de tal modo na fé, que essa vida divina seja defendida do pecado que nos cerca e nela cresça de dia para dia. Se, guiados pela fé, estais preparados para assumir esta missão, recordai o vosso Baptismo, renunciai agora, de novo, ao pecado e professai a vossa fé em Jesus Cristo, que é a fé da Igreja, na qual as crianças são baptizadas.

Dizei-me, pois: Renunciais a Satanás?

Pais e padrinhos: Sim, renuncio.

Celebrante: E a todas as suas obras?

Pais e padrinhos: Sim, renuncio.

Celebrante: E a todas as suas seduções?

Pais e padrinhos: Sim, renuncio.

Celebrante: Credes em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?

Pais e padrinhos: Sim, creio.

Celebrante: Credes em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que nasceu da Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e está sentado à direita do Pai?

Pais e padrinhos: Sim, creio.

Celebrante: Credes no Espírito Santo, na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna?

Pais e padrinhos: Sim, creio.

Celebrante: Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Todos: Amen.

BAPTISMO

Celebrante: Quereis, portanto, que (nome da criança) receba o Baptismo na fé da Igreja, que todos, convosco, acabámos de professar?

Pais e padrinhos: Sim, queremos.

(O celebrante baptiza a criança, dizendo:)
(nome da criança), EU TE BAPTIZO EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.

RITOS EXPLICATIVOS

UNÇÃO DEPOIS DO BAPTISMO

Celebrante: Deus todo-poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que te libertou do pecado e te deu uma vida nova pela água e pelo Espírito Santo, unge-te com o crisma da salvação, para que, reunido ao seu povo, permaneças, eternamente, membro de Cristo sacerdote, profeta e rei.

Todos: Amen.

(O celebrante unge a criança, no cimo da cabeça, com o santo crisma.)

IMPOSIÇÃO DA VESTE BRANCA

(Nome da criança): Agora és nova criatura e estás revestido de Cristo. Esta veste branca seja para ti símbolo da dignidade cristã. Ajudado pela palavra e pelo exemplo da tua família, conserva-a imaculada até à vida eterna.

Todos: Amen.

(Reveste-se a criança com roupa branca. Não se admite outra cor.)

ENTREGRA DA VELA ACESA

Celebrante: Recebei a luz de Cristo.

(O pai ou o padrinho acende a vela no círio pascal)

Celebrante: A vós, pais e padrinhos, se confia o encargo de velar por esta luz, para que este menino, iluminado por Cristo, viva sempre como filho da luz, persevere na fé e, quando o Senhor vier, possa ir ao seu encontro com todos os Santos, no reino dos céus.

"EFFETHA"

Celebrante: O Senhor Jesus, que fez ouvir os surdos e falar os mudos, te dê a graça de, em breve, poderes ouvir a sua palavra e professar a fé, para louvor e glória de Deus Pai.

Todos: Amen.

CONCLUSÃO DO RITO

PROCISSÃO ATÉ AO ALTAR

Canta-se: Vós que fostes baptizados em Cristo, estais revestidos de Cristo. Aleluia, aleluia.

ORAÇÃO DOMINICAL

Celebrante: Irmãos caríssimos: Renascido pelo Baptismo, este menino é chamado, e é de verdade, filho de Deus. Pela Confirmação, há-de receber um dia a plenitude do Espírito Santo; aproximando-se do altar do Senhor, participará da mesa do sacrifício de Cristo; membro da Igreja, há-de chamar a Deus seu Pai. Em nome dele, no espírito de filhos adoptivos que todos recebemos, ousamos agora rezar como o Senhor nos ensinou.

Todos:
Pai nosso, que estais nos céus,
santificado seja o vosso nome;
venha a nós o vosso reino;
seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
perdoai-nos as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;
e não nos deixeis cair em tentação; 
mas livrai-nos do mal.

BENÇÃO E DESPEDIDA

Celebrante: Deus todo-poderoso, que, por meio do seu Filho Unigénito, nascido da Virgem Santa Maria, alegra as famílias cristãs com a esperança da vida eterna, Se digne abençoar esta mãe, agradecida pelo dom do seu filho para que persevere com ele em acção de graças para sempre, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Todos: Amen.

Celebrante: Deus todo-poderoso, que dá a vida no tempo e na eternidade, abençoe o pai desta criança, para que, juntamente com a esposa, pela palavra e pelo exemplo seja para seu filho a primeira testemunha da fé, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Todos: Amen.

Celebrante: Deus todo-poderoso, que, pela água e pelo Espírito Santo, nos fez renascer para a vida eterna, abençoe com infinita bondade estes seus fiéis, para que sejam, sempre e em toda a parte, membros vivos do seu povo e gozem da sua paz, em Jesus Cristo, Nosso Senhor.

Todos: Amen.

Celebrante: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo.

Todos: Amen.

Celebrante: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

Todos: Graças a Deus.

Canta-se um cântico que exprima a alegria pascal ou o Magnificat de Nossa Senhora.

Acções do Documento

Festa de Final do Ano Pastoral 2012-2013 (DVD's com Vídeo e Fotos à venda no Cartório)
« Novembro 2014 »
Novembro
Do
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930